Resumo da aula 02

Nesta aula foi discutido o triângulo do conhecimento, que se define por:

  • Engenharia de Software
  • Conhecimento da plataforma
  • Conhecimento do problema a ser abordado

Os dois primeiros são conhecimentos considerados estáticos, e o ultimo dinâmico, que varia de acordo com o projeto a ser realizado. Para almejar sucesso no projeto, o engenheiro de software deve não somente ser competente no conhecimento de sua área como também deve entrar no ambiente de seu cliente, aprender sobre este ambiente e trazer para si os problemas do cliente. Desta forma é possível apresentar soluções eficazes.Também foi abordado o assunto de Eficácia X Eficiência. Eficácia é o quanto o projeto atingiu os objetivos esperados e Eficiência é o quanto o projeto utilizou os recursos disponíveis para aumentar a produtividade. A curto prazo pode-se considerar a eficácia prioritária porém a longo prazo a eficiência é imprescindível, tendo em vista que nenhum grande projeto cresce sem uma adequada organização.

Este assunto está intimamente ligado á Verificação & Validação, cujo primeiro consiste em sempre fazer uma reavaliação do projeto e garantir que seu desenvolvimento está correto. E o segundo consiste em avaliar se o projeto esta atendendo as necessidades para o qual foi projetado. Pode-se ver que a Verificação avalia o nível de Eficiência e a Validação avalia o nível de Eficácia do projeto. Discutindo este assunto também foi citada a frase: “Testing can demonstrate the presence of bugs but not their absence.” – Dijkstra.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Resumo

One Comment em “Resumo da aula 02”

  1. pes2006 Says:

    “Os dois primeiros são conhecimentos considerados estáticos, e o ultimo dinâmico, que varia de acordo com o projeto a ser realizado”

    –> O uso do termo estático aqui, deve ser visto com cautela. Referi-me a caractéristica estática no que concerne ao conhecimento básico do profissional face a necessidade de aprender um novo conhecimento (aspecto dinâmico) vindo do universo da aplicação. No entanto, deve ficar entendido que esse próprio conhecimento evolue, não só na medida que o profissional aprimora sua educação como também na medida que a pesquisa em Engenharia de Sofware gera novo conhecimento.

    “consiste em avaliar se o projeto esta atendendo as necessidades para o qual foi projetado”

    –> na verdade deveria ser: “… se o produto está atendendo …”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: