Resumo da Aula 03
Disciplina, segundo o dicionário Houaiss, é o regulamento sobre a conduta dos diversos membros de uma coletividade, imposto ou aceito democraticamente, que tem por finalidade o bem-estar dos membros e o bom andamento dos trabalhos. Isso é válido para profissionais de qualquer área do conhecimento.
Na área de desenvolvimento de software, a disciplina é essencial para que o produto gerado seja de qualidade. A engenharia de software fornece maneiras de disciplinar o profissional para atingir esse objetivo. Outra forma de interpretação é que a engenharia de software utiliza a disciplina como um dos meios para cumprir seu propósito.
Mas até que ponto é válido impor regras ao engenheiro? Se por um lado a disciplina ajuda no desenvolvimento, por outro limita a criatividade. Esta é a relação do artesanato x arte, onde o artesão é disciplinado e o artista é criativo. É necessário encontrar o balanceamento certo entre as duas virtudes.
Para auxiliar a definição, o desenho e a implantação de artefatos de software, seis regras básicas são sugeridas:
- Os documentos devem conter meta-informações (título, autoria, data, versão e indicador de tamanho). A maioria destas informações pode ser gerenciada com sistemas de controle automatizados, como o CVS ou o Subversion (uma comparação entre os dois sistemas pode ser encontrada aqui). Este blog também possui controle automático de autor e data.
- Sempre utilizar pré e pós-condições para garantir que o “meio” do documento está correto. No caso de programas, a lógica de Hoare pode ser utilizada, onde queremos expressar quando que {P}C{Q} será correto. Já no caso de processos, é vantajoso conhecer o modelo ETVX (Entry-Tasks-Verification&Validation-Exit), criado pela IBM nos anos 80.
- As divisões devem resultar em no mínimo 3 e no máximo 6 partes, assim torna-se mais facil identificar o início, meio e fim do que se deseja dividir, enquanto que não torna muito complexas as interconexões entre as partes. Estes valores são heurísticos, portanto são uma aproximação da solução ideal.
- Neologismo não leva a lugar nenhum. Evitar o uso de nomes inventados e possivelmente ambíguos quando já existem nomes consagrados na literatura.
- Soluções simples, mas não simplistas. Geralmente estas soluções são as que têm maiores chances de serem bem-sucedidas.
- Manter um livro diário com o registro de todas as atividades realizadas no trabalho, possivelmente utilizando o formato PSP (Personal Software Process).
Versão 1.0 – Página 1 de 1
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agosto 21, 2006 às 7:24 pm
Gostei.
agosto 21, 2006 às 7:25 pm
OK, gostei, mas creio que faltou referência ao Knuth (Errors of Tex).
jcl