Resumo da aula 04

Nesta aula foram devidamente explicadas as regras 4, 5 e 6 de disciplina:

 Regra 4 – Nomes de variáveis

Foi explicado que ao dar um nome para ua variavel não se deve colocar qualquer sequencia desconexa de caracteres. Deve ser utilizado um padrão que diga qual o tipo desta variavel e o que é esta variavel. Pore exemplo: ulPosicaoBuffer – o prefixo “ul” indica o tipo desta variável como unsigned long e o resto explica quem ela é, neste caso o indice de marcação em um buffer.

A utilização desta regra torna a escrita do documento mais trabalhosa porém é facilmente justificavel pelo perfeito entendimento deste documento por outro integrante do projeto ou mesmo o autor após um longo período de tempo.

 Regra 5 – “Small is Beaultiful”

Esta regra traz ao modelo a singularidade de cada componente. Isso pode ser explicado da seguinte forma: um componente deve ser responsavel por uma única tarefa. Quanto mais restrito foi o campo de atuação de um componente, melhor explicável torna-se o projeto. Em termos de código podemos citar que quanto menor forem os módulos mais depurável torna-se o software.

Regra 6 – Livro diário 

Esta regra traz a importância de persistir o que foi feito durante o período de trabalho no projeto. Em suma, o indivíduo deve escrever neste diário o que ele fez, ideias que teve, soluções que adotou, decisões que tomou e conclusões que obteve.

Este diário pode ser um pequeno livro, uma agenda ou mesmo um blog como este.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Resumo

One Comment em “Resumo da aula 04”

  1. pes2006 Says:

    Atenção para ortografia!

    “Esta regra traz ao modelo a singularidade de cada componente” –> a idéia não é exatamente essa. Essa regra diz que a simplicidade é fundamental. Lembrem: simplicidade não acarreta em artefatos simplistas.

    “Quanto mais restrito foi o campo de atuação de um componente, melhor explicável torna-se o projeto” –> quanto mais coeso for um componente, mais simples será o conjunto de componentes.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: