Resumo da aula 09

Orientação a objetos

Paradigma comumente utilizado no desenvolvimento de software na atualidade. Consiste em composição e herança.

Objetos são criados a partir de uma classe existente no projeto. Uma classe é uma entidade que descreve atributos e métodos que podem ser realizadas pelo objeto.

Atributos

Elementos capazes de guardar um estado da natureza do seu tipo. Exemplo: Um boolean é capaz de guardar apenas os valores {true, false}, mas já um int é capaz de guardar valores entre 2-16 até 216. Não esquecendo que um atributo não se limita a tipos primitivos como citados, mas também a outros objetos, desde que sua classe seja conhecida.

Métodos

Estas são as ações que podem ser realizadas por um determinado objeto. Qualquer método não-estático (não me aprofundarei na explicação destes) têm acesso aos atributos da classe, que possuem valores definidos para uma instância da classe, ou seja, para um objeto.

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One Comment em “Resumo da aula 09”

  1. pes2006 Says:

    “Consiste em composição e herança” –> O sujeito oculto é OO, mas OO é muito mais que isso!

    “Objetos são criados a partir de uma classe existente no projeto”. Visão de programação, ok, mas restrita. Alem disso: “Projeto”? Que projeto?


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