Resumo da aula 11

Diagrama de Sequência 

            Este diagrama tenta descrever as interações entre os diversos módulos ao longo de uma linha do tempo. Cada módulo tem sua própria linha vertical onde estarão representados o tempo de vida dos objetos. Setas horizontais entre as linhas dos módulos indicam chamadas entre os mesmos. Assim, pode-se rastrear toda a sequência de chamadas e execução de cada módulo no cenário que se quer modelar, mantendo-se a ordem em que isso ocorre. 

Diagrama de Colaboração 

            Este diagrama irá se concentrar mais no papel dos objetos, mas sem perder a preocupação com a ordem em que as interações entre os objetos irá ocorrer. Os objetos (representados por retângulos) interagem através de mensagens (representadas através de setas) que são identificadas por números. Assim, esses números poderão traduzir a sequência em que as interações entre os diversos objetos modelados irão ocorrer. 

 

Diagrama de Transição de Estados 

            Um diagrama similar ao utilizado para representar máquina de estados, esse diagrama pretende representar todos os estados que um objeto pode vir a assumir, assim como as circunstâncias que o levarão à mudança em questão. Isso possibilita ter claro o ciclo de vida que um objeto pode vir a ter. Os estados inicial (círculo) e final (círculo com outro em volta) possuem uma representação diferenciada dos demais estados (retângulos). As transações entre os estados são representadas, como era intuitivamente esperado, por setas.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Resumo

One Comment em “Resumo da aula 11”

  1. pes2006 Says:

    “entre os diversos módulos ao longo ” –> CLASSES
    ” papel dos objetos” –> CLASSES


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: