Resumo da aula 16

Arquitetura

             Uma observação pertinente a respeito da conexão de componentes é como projetaremos essa interface. Se a fizermos específica para o projeto em questão, estaremos bloqueando um reuso desse componente em projetos futuros. Surge então a idéia de fazer uma interface mais genérica, a qual acoplaremos um conector que fará a ligação entre os dois componentes em questão. Assim, facilita-se o reuso do componente a um custo baixo para implementar um conector. Contudo, deve-se ter em mente que, caso o componente seja muito genérico, o custo para implementar um conector irá aumentar, dificultando o reuso do componente.

             Desse impasse surge um mantra da engenharia de software: “nem 8, nem 80: 44”. Não só uma recomendação de bom senso diante da realidade, é um chamado à se ter cuidado ao se escolher quão específica será a interface de um componente implementado.

  Micro-arquitetura

             Um livro fundamental para o estudo de micro-arquitetura é “Design Patterns”, dos autores Gamma, Helm, Johnson e Vlissides (a.k.a. The Gang of Four). Seu enfoque maior é a respeito de reuso de elementos em softwares implementados sob Orientação a Objeto. Assim, ele pretende sugerir design patterns que facilitem e aumentem a qualidade do software sendo implementado.

              Para que cada padrão sugerido seja bem definido, os autores sugerem que cada padrão seja descrito a respeito dos seguintes atributos:

  • Objetivo
  • Sinônimo
  • Motivação
  • Aplicabilidade
  • Estrutura
  • Participante
  • Colaboração
  • Consequência
  • Implementação

            Esse número de atributos para descrever um único padrão pretende evitar as falhas existentes na descrição em linguagem natural do mesmo.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Resumo

One Comment em “Resumo da aula 16”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: