Resumo da aula 21

           Essa aula serviu para expor os diferentes métodos e estratégias de desenvolvimento de software, a respeito de definição, arquitetura e implementação. A seguir, os métodos apresentados em sala:

  • Cascata: A técnica mais comum utiltizada, consiste na sequência de passos Definição->Arquitetura->Implementação. Apresenta dois problemas principais: a verificação e validação só ocorrem após a implementação; a documentação pode ficar seriamente desatualizada caso ocorram mudanças freqüentes na fase de implementação. 
  • Prototipação: Método mais rápido e de ciclo mais curto que o Cascata, esse método possibilita uma quase que constante modificação do produto, colocando o cliente em contato direto com os desenvolvedores antes da versão final do produto, possibilitando um contínuo feedback para quem está implementando. 
  • Espiral: Considera que cada novo ciclo é mais complexo que o anterior (por isso espiral, os raios vão aumentando). Ao final de cada ciclo uma avaliação de risco é feita, determinando os passos seguintes. 
  • Modelo V: Muito semelhante à técnica em Cascata, com a diferença que procura validar e verificar a produção e o método de produção até o dado momento. 
  • Modelo RUP: O Rational Unified Process enfatiza um paralelismo entre as etapas, sendo encarado como uma adaptação do Espiral e apresentando quatro ciclos: lógico, processo, físico e desenvolvimento. 
  • Extreme Programming: O modelo XP se apresentou recentemente como um método rápido de implementação. Propões diversas regras inovadoras pra ser usado: ciclos de 3 semanas; definição de prioridades junto aos clientes (que deverão estar disponíveis 24/7); 40 horas de trabalho semanais para os programadores e pair programming são algumas delas.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Resumo

One Comment em “Resumo da aula 21”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: