Resumo da aula 24

          Defendeu-se na aula as vantagens de se praticar o reuso, tendo a preocupação constante de descrever, procurar e integrar para que os componentes possam ser reutilizados com facilidade. Essa prática, que requer um trabalho constante, acaba pode mostrar seus frutos depois, na facilidade em reuso que trará mais produtividade e qualidade ao software. Esse processo de reuso envolverá uma análise de qual componente possui menor distância conceitual para o que se deseja implementar.

           Foi apresentado em aula, também, as três camadas segundo as quais o reuso poderá ocorrer, ordenadas abaixo crescentemente segundo sua abstração:

  • Código

  • Desenho

  • Requisito

            Por fim, alguns conceitos sobre organização de componentes, para auxiliar a análise de distância conceitual, foram introduzidos:

  • Design Patterns: Apresenta ausência de hierarquia ao se adicionar os componentes (um modo não-taxonômico) 
  • Tagging: Os próprios usuários ‘etiquetam’ os componentes com palavras que acham relevantes. Assim, a comunidade que usará os componentes acaba por enfatizar as palavras que descrevem melhor o componente.

  • Reuso generativo: Maneira flexível de se reutilizar os componentes, visando a generalização e evitando amarrar o código ao desenho.

  • Rúben Prieto-Diaz: Classifica os componentes baseado em 2 triplas que vão descrevê-lo segundo definição e uso.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Resumo

2 Comentários em “Resumo da aula 24”

  1. pes2006 Says:

    “na facilidade em reuso que trará …” –> SEM SENTIDO. RE-ESCREVER.

    “as três camadas segundo as quais o reuso poderá ocorrer” –> NÃO SÃO CAMADAS.

    “Design Patterns: Apresenta ausência de hierarquia ao se adicionar os componentes (um modo não-taxonômico) ” –> NÃO ENTENDI!

    “Reuso generativo: Maneira flexível de se reutilizar os componentes, visando a generalização e evitando amarrar o código ao desenho” –> NÃO É ISSO. REUSO GENERATIVO É O REUSO EFETIVADO ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE CÓDIGO. DADA UMA DETERMINADA ESPECIFICAÇÃO OU DESENHO, UM GERADOR É RE-UTILIZADO GERANDO CÓDIGO PARA SER UTILIZADO.


  2. Wonderful blog! Do you have any suggestions for aspiring writers?nI’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Click https://zhoutest.wordpress.com/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: